Você é médico e acha complicado administrar seu consultório como uma empresa?
Além de cuidar da rotina de atendimentos e manter-se atualizado em sua profissão você sente muitas dificuldades em estabelecer um fluxo de caixa saudável e controlar suas receitas e despesas?
Você tem dúvidas sobre a contabilidade para médicos? Não sabe se é melhor atuar como um funcionário CLT, se opta em ser um autônomo, ou regulariza seu consultório como Pessoa Jurídica de uma vez por todas?
A Santos Contabilidade pode esclarecer todas as suas dúvidas sobre contabilidade para médicos.
Antes de tudo queremos te mostrar que, ao invés de continuar perdendo muito tempo com questões burocráticas, chegou a hora de você se dedicar apenas ao seu trabalho e deixar as questões contábeis com um especialista.
Ao se formar e adquirir o seu CRM, e estar devidamente cadastrado no Conselho Federal de Medicina, você precisa esclarecer suas dúvidas sobre contabilidade.
Os médicos são profissionais liberais e podem atuar como funcionários em um hospital ou clínica médica, mas também podem ter sua própria empresa, ao se tornar uma pessoa jurídica.
Outra possibilidade é optar pela atuação como médico autônomo. Neste caso é possível prestar serviços para alguma empresa, hospital, clínica, ou convênio médico, e a contratante deverá emitir o Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA).
As regras da contabilidade para médicos que atuam como autônomos deverá considerar o desconto dos valores referente ao INSS que, para esta categoria é de 11%, com valor máximo de R$ 671,12.
Outra despesa será com o pagamento do Imposto de Renda Retido na Fonte que vai depender da remuneração e pode variar entre 0 e 27,5%.
Os médicos autônomos devem pagar ainda o ISS, que varia em cada cidade e pode ser de 2 a 5%.
Caso o profissional de medicina opte em atender as pessoas físicas diretamente precisará emitir mensalmente o Carnê-Leão, por meio do qual é feito o cálculo do Imposto de Renda.
No Carnê-Leão para médicos incide a alíquota do INSS de 20% e o cálculo do IR é feito de acordo com as faixas de rendimento.
Nesta modalidade pode ocorrer a isenção do pagamento de ISS desde que o profissional esteja cadastrado na prefeitura da cidade onde atua.
Vale lembrar que o Carnê-Leão para médicos permite o abatimento de despesas do consultório como água, luz e aluguel.
Veja quanta coisa você tem que analisar para fazer a opção que melhor atenda suas necessidades.
Mas, se você não quer ter problemas com a Receita Federal, já que o órgão tem um sistema cada vez mais eficiente de cruzamento de dados entre operações bancárias e a declaração de IR de pessoas físicas, venha saber quais são suas alternativas e os valores envolvidos em cada uma delas.
Você irá constatar que abrir um CNPJ e se tornar uma empresa, pode ser uma das melhores escolhas.
Estando bem orientado por uma contabilidade experiente, o médico terá alguns benefícios como, por exemplo, a redução da carga tributária e o controle das suas receitas e despesas.
Ao formalizar uma empresa o médico também passa a ter acesso a um leque maior de linhas de crédito em instituições financeiras e outros benefícios disponíveis às pessoas jurídicas.
Mas você ainda tem muitas dúvidas sobre a contabilidade para médicos?
A Santos Contabilidade tem experiência no atendimento de médicos e está apta a oferecer mais segurança na formalização do médico como uma pessoa jurídica, além de contar com uma equipe de profissionais especialistas para cuidar das questões contábeis, fiscais e trabalhistas que envolvem o negócio.
Ao decidir se tornar uma pessoa jurídica o médico poderá contar com a consultoria dos profissionais contábeis para escolher qual o Regime Tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) acarretará uma menor carga tributária a pagar. Essa escolha leva em conta vários fatores como a previsão de rendimentos, se haverá sócios, entre outras variáveis. }
Quer saber mais sobre isso? Acesse o botão do WhatsApp e converse agora com a equipe da Santos Contabilidade.